Tecnisys supera expectativas em Auditoria ISO 9001:2008
1 de janeiro de 2012Mais um prêmio para a Tecnisys
1 de março de 2012Outro componente presente nessa versão é o oVirt Node, que inclui o software necessário para construir um “mini spin” Linux, que inclui partes do Fedora 16. Esse spin do oVirt Node permite a rápida implementação de um sistema hospedeiro que virtualiza sistemas operacionais visitantes usando KVM (Kernel-based Virtual Machine) e pode ser gerenciado através da oVirt Engine.
A oVirt Engine e o Node são eles mesmos um conjunto de outros componentes, como o VDSM “oVirt Node Management Agent”, que lida com as atividades do sistema hospedes e comunica-se com a oVirt engine. Os desenvolvedores afirmam que ao instalar o VDSM e suas dependências o usuário poderá gerenciar outras distribuições através da oVirt Engine.
Os componentes do oVirt são parte do software que forma todo o backbone da Red Hat Enterprise Virtualization (RHEV) versão 3, que foi lançado em meados de janeiro desse ano: a oVirt Engine pode ser encontrara na parte “RHEV-M” de gerenciamento do produto, a o oVirt Node é uma contraparte do mini hypervisor “RHEV-H”. O desenvolvimento inicial do software foi feito inicialmente ela empresa especializada em KVM Qumranet, que foi adquirida pela Red Hat no outono de 2008. Enquanto continava a desenvolver o código da solução, a Red Hat portou o código, que foi parcialmente escrito em C#, para Java e o disponibilizou sob uma licença de código aberto, a Apache license 2.0. Esse código é hoje desenvolvido em um trabalho conjunto pela Canonical, Cisco, IBM, Intel, NetApp, Red Hat, SUSE e vários outros contribuidores dentro do oVirt, um projeto fundado em 2008 pela Red Hat para desenvolver software de virtualização.
O projeto oVirt oferece um repositório Yum para integrar os componentes do oVirt no Fedora 16; o Fedora 17 deve incluir todos esses pacotes por padrão. Uma imagem pré-construída de um ovirt Node, que possui apenas 143 MB, também está disponível para download. O projeto criou uma coletânea de notas importantes sobre a instalação do oVirt sob o Debian e Ubuntu em uma wiki dedicada e também fornece um link para instruções para o Gentoo.
Um guia de instalação [PDF] contêm instruções de instalação, além de informações gerais sobre os componentes e o uso do oVirt. Um bom panorama do oVirt está disponível em slides de uma apresentação que foi feita recentemente no SCALE 10x; informações sobre o histórico do projeto e várias capturas de tela da interface web podem ser encontradas em slides de uma aparesentação na FOSDEM [PDF]. A wiki oficial do oVirt também oferece mais slides de apresentação com informações sobre o oVirt e seus componentes.
Fonte: h-online, em inglês.