
Seu tempo vale mais que linhas de comando
8 de abril de 2025Não é novidade que as empresas, e aqui não destacamos nenhuma vertical de negócio em especial, sabem da necessidade e buscam atuar fortemente para, cada vez mais, transformarem os dados que possuem e coletam, em ativos estratégicos para os seus processos decisórios.
Um fator complicador nessa tarefa é a variedade de dados com que essas empresas têm contato e precisam lidar constantemente. E aqui enfatizamos a variedade tanto de formatos, quanto das fontes desses dados.
Alguns já fazem parte de seu cotidiano, com sistemas corporativos, ERP ou aplicações internas. Outros dados têm origem fora da organização, como redes sociais, bancos de dados estruturantes, dispositivos IoT, e que precisam ser coletados a fim de serem organizados junto aos existentes, para que sejam feitas avaliações e análises em busca de insights ou mesmo respostas à determinadas situações vividas.
Um dos primeiros obstáculos a serem resolvidos diante desse cenário é: qual a arquitetura do sistema de dados necessária para atender a essa demanda?
Essa arquitetura envolve o armazenamento e sua infraestrutura, a organização e a forma como esses dados serão acessados. Tudo isso precisa ser pensado junto com a segurança, resiliência, eficiência e a necessidade de ser um ambiente estável e escalável, dado ao constante aumento de dados gerados em nosso dia a dia, suportando, dessa forma, as necessidades analíticas e os momentos de tomada de decisão da empresa.
Esse cenário gerou a necessidade de novos perfis profissionais que pudessem se especializar na estruturação, na organização e na análise de dados, permitindo que as organizações estruturassem seus processos para maximizarem o valor dos dados sob sua guarda, de forma a garantir seu poder de competitividade no mercado e o aumento do seu retorno financeiro.
É aí, então, que entra o Arquiteto de Dados, profissional com o conhecimento especializado para garantir o desenho e concretização de uma estrutura que sustente o processamento necessário para o atingimento dos objetivos negociais.
Esse profissional terá sob sua responsabilidade: a modelagem das estruturas lógica e física de armazenamento e organização dos dados; implementação da governança de dados; a escolha das ferramentas para gerenciamento do ciclo de vida dos dados; condução dos processos de integração dos dados coletados; e manutenção da estabilidade, do desempenho, da segurança e da resiliência no acesso aos dados. Tudo isso e mais o conhecimento das necessidades de negócio, para que possa propor soluções que utilizem de forma correta esses dados e propiciem análises eficazes e, consequentemente, levem à tomadas de decisões informadas.
Ou seja, ele é o responsável pelo desenho de todo o ecossistema de dados que dará suporte às decisões estratégicas e à sobrevivência da empresa em um mercado altamente competitivo. É muita responsabilidade para um profissional.
Podemos acrescentar a esse cenário, a rápida evolução das plataformas de dados, sem perder de vista as oportunidades de inovação, o que torna, muitas vezes, ineficazes as soluções tradicionais existentes.
Surge, então, para auxiliar esse profissional, o conceito de Modern Data Stack (MDS), que pode ser entendido como uma integração de diversas tecnologias e ferramentas para coletar, armazenar e analisar, abrangendo desde o armazenamento até a visualização de informações geradas a partir do processamento dos dados.
Essa stack normalmente é composta por componentes como: banco de dados para o armazenamento; ferramentas de ETL; ferramentas para a camada de visualização; ferramentas para orquestração de pipelines; governança de dados. Caberá ao Arquiteto de Dados a integração dessas ferramentas e o seu funcionamento de forma consistente equilibrada, de forma a tornar o fluxo de dados eficiente.
Visando trazer facilidade às tarefas a serem desempenhadas pelo Arquiteto, eximindo-o da responsabilidade da identificação das ferramentas, implementação e harmonização de seu funcionamento, a Tecnisys disponibiliza a Plataforma de Dados TDP (Tecnisys Data Platform), totalmente baseada em softwares open source, que permite ao profissional dedicar o seu tempo àquelas atividades que impactarão diretamente no fortalecimento da estratégia empresarial, deixando a organização melhor capacitada ao enfrentamento da concorrência mercadológica.
Conheça a nossa Plataforma de Dados TDP em https://www.tecnisys.com.br/tdp/
Aproveite os se inscreva em nossos treinamentos gratuitos para capacitar seus profissionais: https://ead.tecnisys.com.br/