Por que Plone?
27 de outubro de 2017Economizar! Por que migrar seu banco de dados Oracle?
16 de novembro de 2017Campanha de conscientização contra o câncer de próstata.
Depois da campanha de prevenção contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois o dia 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
A cada 36 minutos, um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. Os dados são alarmantes e é por essa razão que a Tecnisys apoia a campanha Novembro Azul, queremos chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros.
Cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
Prevenção
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Exames
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente. Dois exames têm que ser realizados de maneira concomitante, o exame do toque, e a realização do exame de sangue, que é o PSA. Esses dois exames, quando associados, dão uma segurança de mais de 90% no diagnóstico precoce da doença.
Quebre preconceitos
Entenda que cuidar da saúde também é atitude de Homem e realize todos os exames necessários! De acordo com o Portal da Urologia, 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com que a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes. Segundo o coordenador da campanha contra o câncer de próstata no Novembro Azul, Geraldo Faria, o principal motivo para as altas taxas é o preconceito dos homens em fazer o exame de toque retal, fundamental para descobrir a doença.
Fontes:
Ministério da Saúde
Instituto Nacional do Câncer
Portal Brasil
Portal da Urologia