O SUSE Enterprise Storage 6 já está disponível
5 de julho de 2019Suse lança otimizações para o Suse Linux Enterprise 15
16 de julho de 2019Muitas empresas possuem diferentes desafios dentro da área de requisitos de testes, muitos deles compartilham um desafio muito interessante e excitante: sempre trabalhar com melhoria contínua de seus processos de qualidade.
Garantia de Qualidade é um chavão comum utilizado pelas empresas de consultoria quando oferecerem os seus serviços que tem a exigência de requisitos de testes. No entanto, a garantia de qualidade contém muito mais do que apenas requisitos de testes. Controle da Qualidade e Gestão da Qualidade são dois outros termos populares e é fácil nos confundirmos com tais termos, numa relação cliente-fornecedor é muito importante utilizar a mesma linguagem para minimizar os mal-entendidos. Para ser capaz de levar a função de qualidade da sua empresa para o próximo nível é crucial entender a diferença entre esses conceitos e quando aplicá-los, com a finalidade de obter o valor máximo de qualidade para a sua organização.
Abaixo você pode ver como trabalhar com estes conceitos:
Garantia da Qualidade vs Controle da Qualidade:
Controle de Qualidade (QC): Concentra-se em testar o produto após o desenvolvimento, mas antes dele ser liberado em ambiente de produção e tem como objetivo encontrar defeitos. Todas as decisões, boas ou más, já foram tomadas dentro do processo de desenvolvimento de software quando chega a hora do controle de qualidade. Portanto é um processo reativo.
Atividades comuns dentro do QC são a inspeção, especificação e execução de teste.
Garantia de Qualidade (QA): Destina-se para a prevenção de defeitos, centrando-se em melhorar os processos utilizados para o desenvolvimento dos produtos. É um processo proativo.
Atividades comuns dentro QA são melhoria contínua dos processos, seleção de ferramentas, treinamentos, etc.
Gestão da Qualidade: É todo o gerenciamento das atividades dentro dos processos de QA e QC.
Como e quando aplicar esforços para a melhoria da qualidade?
Quem já esteve envolvido em projetos que terminam com algum tipo de “lições aprendidas”? A maioria de nós provavelmente já participou dessa fase dos projetos.
É importante questionar se é comum que ao iniciar novos projetos a equipe estude as lições aprendidas dos erros anteriores em outros projetos? Pela experiência comum isto raramente é feito.
O resultado de trabalhar desta forma será o de sempre continuar a trabalhar da mesma forma quando utilizamos somente os processos de Quality Control – QC, ou seja, nunca realmente aprenderemos com os erros.
Encontrar a causa raiz dos erros e implementar as soluções para estes problemas através do processo de Quality Assurance – QA vai ajudar a fornecer produtos e serviços com maior qualidade e custo menores.
A melhor solução é trabalhar com os dois processos (QA e QC) simultâneamente. Os resultados e observações feitas no Controle da Qualidade devem alimentar o modo como trabalhamos com a Garantia da Qualidade.
É importante analisar os erros e perguntar como essas lições aprendidas podem ser implementadas no processo de QA para evitar erros semelhantes no futuro. Controle de Qualidade é onde podemos localizar os erros, e a Garantia da Qualidade é a ferramenta para melhorar continuamente o processo de desenvolvimento de software.
Este texto é uma adaptação livre do artigo publicado por Mikael Hellgren em https://reqtest.com/testing-blog/quality-assurance-vs-quality-control/
Você está pensando em implementar um Processo de Gestão da Qualidade? Entre em contato conosco, podemos te ajudar a definir a melhor estratégia.