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15 de fevereiro de 2023Implementação de Centro de Excelência contribui para maior assertividade em projetos
O mercado internacional de TI tem investido cada vez mais em Centro de Excelência (do inglês Center of Excellence – CoE). Seja em infraestrutura Cloud, RPA, automação de processo e entre outros, é um conceito que cada dia ganha mais espaço e se torna mais sólido na cultura organizacional de uma empresa. O CoE implantado pela Tecnisys é uma unidade dedicada e multidisciplinar relacionada à melhoria dos processos de desenvolvimento e operação contínua de softwares. Ele tem como objetivo manter um padrão de qualidade, além de evitar ruídos de comunicação com o time de desenvolvedores, aumentando assim a assertividade dos trabalhos.
Marcus Furtado, Gerente de Qualidade de Software da Tecnisys, afirma que a implantação do CoE é realizada por fases, de acordo com a maturidade do projeto. “Periodicamente são realizadas análises para verificar a evolução e sua possível expansão para aderir totalmente as fases do Centro de Excelência”, comenta. Para o especialista, o centro traz uma série de vantagens para os clientes. “Se a equipe de desenvolvimento enxerga com clareza todo o padrão estabelecido, ela desempenha seu trabalho de maneira mais rápida, garantindo assim a qualidade do que está sendo criado”, comenta.
Alguns dos principais benefícios do Centro de Excelência em Qualidade de Software são: redução do ciclo de desenvolvimento de software, devido a modelos de codificação, definição de arquitetura de software, além de Normas e Padrões de Banco de Dados; monitoramento mais preciso, checando funcionalidades específicas que estão com falhas, realizando análises e simulando possíveis cenários; redução nos erros e custos operacionais; mais segurança no lançamento de um software em ambiente de produção, com análises para identificar potenciais vulnerabilidades e efetuar as correções; maior confiança no trabalho de fiscalização de contratos, com auditorias para validar todos os dados entregues ao cliente; e disponibilização de indicadores de qualidade, para tomadas de decisão sobre a evolução de todo o processo de qualidade e desenvolvimento.
Referência
Uma das oportunidades de aplicação da expertise da Tecnisys, empresa brasiliense de Tecnologia da Informação, com 31 anos de experiência no setor, foi junto ao Ministério de Minas e Energia. O setor de TI do órgão ganhou excelência e otimização no processo de desenvolvimento de software. “Nós realizamos um trabalho de definição com base na metodologia ágil, implementação de uma arquitetura de referência conforme padrões atuais e segurança adequada. Além da reformulação de padrões e normas de Banco de Dados para ganho de performance”.
Marcus explica que a Tecnisys, possui um modelo completo de gestão da qualidade, que inclui dashboards com visão gerencial e executiva, ferramentas automatizadas e metodologias que possibilitam a otimização de procedimentos, medição de evolução do processo organizacional, entre outros. “Por meio desse conjunto é possível identificar um maior nível de detalhamento, atendendo funcionalidades e verificando quais estão causando impactos no sucesso da solução, garantindo uma tomada de decisão mais assertiva sobre o andamento do projeto”, afirma.
Todos os projetos criados pela empresa utilizam, como referência, os padrões desenvolvidos pelo Centro de Excelência. “Alguns programas, por ainda estarem evoluindo o seu grau de maturidade, não aplicam todos os padrões do CoE, mas empregam as diretrizes determinadas previamente”, ressalta o gerente.
O especialista da Tecnisys acredita que as empresas têm investido cada vez mais na qualidade dos softwares. “O usuário tem exigido cada dia mais qualidade no seu produto final, com isso, é necessário o investimento em qualidade de software, não apenas para reduzir falhas em software, mas sim para amadurecer o seu processo de desenvolvimento, obter novas soluções para problemas atuais, além de possuir indicadores para quantificar a eficácia e eficiência dos seus serviços”, finaliza.