Lançamento Rancher versão 2.6
20 de outubro de 2021Teste de mutação com PITest
23 de novembro de 2021No dia 30/09/2021 a comunidade do PostgreSQL anunciou o lançamento da versão 14 do PostgreSQL, apresentando uma variedade de recursos inovadores e melhorias de desempenho que agregará mais valor para as organizações de grande e pequeno porte, que tem suas aplicações no banco de dados mais utilizado do mundo.
Melhorias no alto desempenho e cargas de trabalho de dados distribuídas, acesso mais conveniente para JSON e suporte para intervalos de dados não contíguos e avanços em simultaneidade de conexão, cargas de trabalho de alta gravação, paralelismo de consulta e replicação lógica, contribuirão para que os administradores usuários se beneficiem das evoluções que a comunidade do #postgresql.org tem a contínua dedicação em disponibilizar para o mundo, conforme os destaques a seguir.
JSON Conveniência e Multirange
Uma multirange é uma lista ordenada de intervalos que não se sobrepõem, o que permite que os desenvolvedores escrevam consultas mais simples para lidar com sequências complexas de intervalos.
Tendo isto em vista, o PostgreSQL 14 agora permite acessar dados JSON usando subscritos. Por exemplo, uma consulta como SELECT (‘{“postgres”: {“release”: 14}}’ :: jsonb) [‘postgres’] [‘release’]; agora funciona. Isso alinha o PostgreSQL com a sintaxe comumente reconhecida para recuperar informações de dados JSON. A estrutura de subscripting adicionada ao PostgreSQL 14 pode ser geralmente estendida a outras estruturas de dados aninhadas e também é aplicada ao tipo de dados hstore nesta versão. Os tipos de intervalo, também lançados pela primeira vez no PostgreSQL 9.2, agora têm suporte para intervalos não contíguos por meio da introdução do tipo de dados multirange.
Melhorias de desempenho para cargas de trabalho pesadas
O PostgreSQL 14 fornece um aumento significativo de rendimento em cargas de trabalho que usam muitas conexões, com alguns benchmarks mostrando um aumento de 2x. Esta versão continua com as melhorias recentes no gerenciamento de índices de árvore B, reduzindo o inchaço do índice em tabelas com índices atualizados frequentemente.
O PostgreSQL 14 introduz a capacidade de enviar pipeline queries para um banco de dados, o que pode melhorar significativamente o desempenho em conexões de alta latência ou para cargas de trabalho com muitas operações de gravação pequenas (INSERT / UPDATE / DELETE).
Como este é um recurso do lado do cliente, você pode usar o modo pipeline com qualquer banco de dados PostgreSQL moderno com o cliente da versão 14 ou um driver do cliente criado com a versão 14 do libpq.
Aprimoramentos para cargas de trabalho distribuídas
Os bancos de dados PostgreSQL distribuídos se beneficiam do PostgreSQL 14. Ao usar a replicação lógica, o PostgreSQL agora pode transmitir transações em andamento para os assinantes, com benefícios de desempenho significativos para a aplicação de grandes transações. O PostgreSQL 14 também adiciona vários outros aprimoramentos de desempenho ao sistema de decodificação lógica que possibilita sua replicação.
Wrappers de dados externos, que são usados para trabalhar com cargas de trabalho federadas em PostgreSQL e outros bancos de dados, agora podem aproveitar o paralelismo de consulta no PostgreSQL 14. Esta versão implementa essa capacidade no postgres_fdw, o wrapper de dados externos que faz interface com outros bancos de dados PostgreSQL. Além de suportar paralelismo de consulta, postgres_fdw agora pode inserir dados em massa em tabelas estrangeiras e importar partições de tabela com a diretiva IMPORT FOREIGN SCHEMA.
Administração e Monitoramento
O PostgreSQL 14 estende seus ganhos de desempenho para o sistema de VACUUM, incluindo otimizações para reduzir a sobrecarga de B-tree. Esta versão também adiciona um “modo de emergência” a vacuum que foi projetado para evitar o retorno do ID da transação.
ANALYZE, usado para coletar estatísticas do banco de dados, agora é executado significativamente mais rápido no PostgreSQL 14 devido às suas próprias melhorias de desempenho.
A compactação para o sistema TOAST do PostgreSQL, que é usado para armazenar dados maiores como blocos de texto ou geometrias, agora pode ser configurada.
PostgreSQL 14 adiciona compactação LZ4 para colunas TOAST enquanto mantém o suporte para compactação pglz.
O PostgreSQL 14 adiciona vários novos recursos para ajudar no monitoramento, incluindo a capacidade de rastrear o progresso dos comandos COPY, atividade de registro antecipado (WAL) e estatísticas sobre slots de replicação.
Habilitar compute_query_id permite que você acompanhe exclusivamente uma consulta por meio de vários recursos do PostgreSQL, incluindo pg_stat_activity, EXPLAIN VERBOSE e muito mais.
Desempenho, conformidade e conveniência do SQL
O planejamento e a execução de consultas se beneficiam das melhorias no PostgreSQL 14. Esta versão inclui várias melhorias no suporte ao paralelismo de consultas do PostgreSQL, incluindo melhor desempenho de varreduras sequenciais paralelas, a capacidade do PL / pgSQL de executar consultas paralelas ao usar o comando RETURN QUERY e habilitar REFRESH MATERIALIZED VIEW para executar consultas paralelas. Além disso, as consultas que usam junções de loop aninhadas podem ter benefícios de desempenho por meio de caching adicional que é adicionado ao PostgreSQL 14.
Estatísticas estendidas agora podem ser usadas no PostgreSQL 14 para expressões. Além disso, as funções de janela agora podem se beneficiar de classificações incrementais, um recurso introduzido no PostgreSQL 13. Os procedimentos armazenados, que permitem o controle da transação em um bloco de código, agora podem retornar dados usando parâmetros OUT.
PostgreSQL 14 introduz a habilidade de “bin”, ou alinhar, timestamps para um intervalo particular usando a função date_bin. Esta versão também adiciona as cláusulas SEARCH e CYCLE em conformidade com SQL para ajudar na ordenação e detecção de ciclo para expressões de tabela comuns recursivas.
Aprimoramentos de segurança
O PostgreSQL 14 torna conveniente atribuir privilégios somente leitura e somente gravação aos usuários em tabelas, visualizações e esquemas usando as funções predefinidas pg_read_all_data e pg_write_all_data. Além disso, esta versão agora torna o sistema de autenticação e gerenciamento de senha SCRAM-SHA-256 compatível com os padrões das novas instâncias do PostgreSQL.
Nós da Tecnisys TI que prestamos serviços profissionais para banco de dados, sistemas operacionais dentre outras tecnologias, lembramos da importância em manter seu ambiente atualizado, tendo em vista os constantes ataques cibernéticos no Brasil e no mundo que vem crescendo anualmente.
Aproveite para avaliar se a versão do seu PostgreSQL precisa de atualização ou teve o suporte interrompido (EOL) pela comunidade.
Para mais informações sobre o artigo ou conhecer os Serviços Profissionais da Tecnisys, entre em contato: tecnisys.com.br/contato
Fonte: https://www.postgresql.org/about/news/postgresql-14-released-2318/