O Futuro do Teste de Software
20 de abril de 2018DEVOPS – Agilidade, Cooperação e Eficiência para a TI
3 de maio de 2018A transformação digital (DX) é uma palavra de ordem que é muito usada quando falamos sobre o futuro das empresas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a transformação digital não é a digitalização de dados analógicos (sair do papel e ir para o computador), nem é outro termo para o conceito de tecnologias disruptivas. A transformação digital são diversas mudanças operacionais que ocorrem quando uma organização consegue integrar a tecnologia digital para fazer alterações fundamentais em seus processos e capacidades e, eventualmente, aumentar o valor de seus produtos ou serviços buscando uma maior experiência do cliente.
A transformação digital precisa “ser digital” como parte de seu processo, mas não para por aí. Por exemplo, atualizar o site da sua empresa para ser mais fácil de usar, ou mais receptivo (user-friendly) está ampliando as capacidades digitais de sua empresa, mas isso não simboliza a transformação digital em sua totalidade. Você não pode simplesmente comprar um aplicativo e transformar seu local de trabalho em uma plataforma digital.
Impulsionando a inovação com a transformação digital.
A transformação digital é uma mudança em larga escala que está acontecendo no cenário global, assim como o conceito de tecnologias disruptivas. Uma organização precisa de mudanças monumentais em sua cultura para que sua liderança e equipes que pensem de maneira diferente, aumentem sua experiência digital em todos os níveis, inovem com mais frequência e aumentem suas habilidades de assumir riscos. Em uma época de constante evolução, muitos fatores impulsionam o momento da transformação digital.
As empresas que sobreviveram à interrupção digital são um testemunho da mudança nas expectativas dos clientes em relação a produtos e serviços. O mercado atual é extremamente volátil para empresas que não podem oferecer uma vantagem em sua cadeia de valor e tornar seus produtos ou serviços mais convenientes para os clientes. Pense em como a Netflix superou a rede de lojas da Blockbuster ou como a Uber ultrapassou os negócios de transporte dos táxis. Empresas iluminadas digitalmente estão redefinindo as formas de fazer negócios e conquistando o coração dos clientes com a conveniência que seus serviços oferecem.
Fatores ambientais como concorrência, clientes e regulamentações do setor também impulsionam as empresas a se prepararem para os desafios futuros. Fatores organizacionais internos, como funcionários, lideranças e parceiros de negócios, desempenham um papel igualmente importante na mudança das formas de operação de uma empresa ou organização.
Um negócio digitalmente modificado terá a coragem de substituir uma prática comercial de longa data por uma nova automatizada, mesmo que o processo ainda não esteja totalmente definido. Quando a transformação amadurece, a empresa adiciona novos recursos às suas funções operacionais, impulsionadas pelo aumento de “insights” operacionais, produtos aprimorados e maior confiança do cliente.