Campanha Outubro Rosa
1 de outubro de 2018Parabéns a todos os profissionais de TI
19 de outubro de 2018
O que é Deep Learning?
Tanto a máquina quanto o Deep Learning (Aprendizado Profundo), são subconjuntos de inteligência artificial, mas o Deep Learning representa a próxima evolução do Machine Learning (aprendizado de máquina). No machine learning, os algoritmos criados por programadores são responsáveis por analisar e aprender com os dados. Assim, tomam decisões com base no que aprendem com os dados. Deep Learning aprende através de uma rede neural artificial que age muito como um cérebro humano e permite que a máquina analise dados em uma estrutura muito semelhante à dos humanos.
As máquinas de Deep Learning não requerem um programador para lhes dizer o que fazer com os dados. Isso é possível graças à quantidade extraordinária de dados que coletamos e consumimos como combustível, para os modelos de Deep Learning.
Formas práticas de como o Deep Learning é utilizado:
Tradução
Embora a tradução automática não seja novidade, o deep learnig esta ajudando a melhorar a automatização da tradução de texto que vem sendo cada vez mais assertivo, utilizando redes empilhadas das redes neurais, permitindo a tradução de imagens
Reconhecimento de idioma
As máquinas de deep learning estão começando a diferenciar os dialetos de uma linguagem específica. Uma máquina compreende que alguém está falando no idioma de língua inglesa e, em seguida, aciona uma IA que está aprendendo a identificar as diferenças entre os dialetos. Uma vez que o dialeto é definido, outra IA irá se especializar naquele dialeto específico. Tudo isso é realizado sem intervenção humana.
Veículos Autônomos
Não há apenas um modelo de IA no comando enquanto o veículo autônomo dirige pelas ruas. Alguns modelos do deep learning se especializa em visualizar melhor o nosso mundo, reconhecendo obstáculos, caminhos e sinais de trânsito, enquanto outros são treinados para que possam tomar melhores decisões e, consequentemente fazer escolhas mais seguras.
Adicionando legenda a uma imagem
Outra capacidade impressionante do deep learning é identificar uma imagem e criar uma legenda coerente, com estrutura apropriada, gramaticalmente falando, exatamente como um ser humano escreveria.
As máquinas de deep learning após análise detalhada das imagens, adicionam as legendas nas imagens, com o maior nível de detalhe possível,
Esses são só alguns dos exemplos de como o Deep Learning é utilizado no dia a dia, bem como novos modelos estão sendo aperfeiçoados para acelerar e criar aplicações ainda mais inovadoras nos próximos 5 anos.
Fonte: https://www.bernardmarr.com/default.asp?contentID=1548