Conhecendo o Keycloak
9 de abril de 2020SUSE CaaS Platform
5 de maio de 2020A empresa de tecnologia de código aberto, WSO2, lançou o Ballerina 1.1.0, uma atualização para sua linguagem de programação com novos recursos, incluindo: o novo Ballerina Tool (ferramenta de linha de comando para gerenciar o código-fonte. Ajuda a gerenciar projetos e módulos, testar, criar e executar programas), suporte aprimorado a IDEs como VSCode e IntelliJ IDEA; e desempenho aprimorado na verificação de tipos em tempo de execução e criação e acesso a maps, arrays e records.
Ballerina é uma linguagem de programação de código aberto, ideal para construção de sistemas distribuídos. É um player relativamente novo entre as linguagens JVM (não Java), como Scala, Groovy e Clojure. O lançamento do Ballerina 1.0 (realizado em setembro de 2019) foi um esforço de três anos, depois que o WSO2 decidiu criar sua própria linguagem de programação em seus esforços para melhorar seu barramento de serviço corporativo (ESB).
No início de seu desenvolvimento, a equipe da Ballerina tentou implementar sua própria máquina virtual, mas teve gargalos de desempenho. Conhecida como BVM (Ballerina Virtual Machine), essa VM executava os programas Ballerina interpretando o bytecode BVM gerados pelo compilador. No entanto, a equipe Ballerina finalmente decidiu que o BVM, apesar de ter sido implementado em Java, não estava pronto para uso em produção e decidiu incluir um compilador direcionado à JVM com o lançamento da versão 1.0.
Como uma plataforma para desenvolvedores de aplicativos da era da nuvem, a Ballerina promove a rede como um conceito de primeira classe na linguagem com a introdução de novas abstrações fundamentais de objetos, serviços, funções de recursos e etc. Agora, os desenvolvedores poderão criar aplicativos modernos, seguros e com bom desempenho que atendam às particularidades da computação distribuída.
Autor: Michael Redlich
Tradução/Adaptação: Carlos Henrique Lemos
Fonte: https://www.infoq.com/news/2020/01/wso2-releases-ballerina-1-1/