TmaxSoft lança certificação Tibero no Brasil
6 de julho de 2017O Novo EDB Postgres Enterprise Manager 7: Gerenciamento Ágil, Confiável e Seguro do Postgres
3 de agosto de 2017Uma das maiores histórias de tecnologia hoje em dia é a convergência. O número de pilhas de tecnologia utilizadas pelas empresas aumentou ao ponto de se tornar insustentável. Essas pilhas estão começando a se misturar, já que os fornecedores oferecem produtos com uma gama cada vez mais ampla de aplicações. É claro que no futuro, as empresas poderão reduzir o número total de fornecedores, escolhendo produtos que cubram um número significativamente maior de casos de uso.
Isto é especialmente visível no vídeo. No momento, a maioria das empresas estão fazendo malabarismos com vários fornecedores e plataformas de tecnologia apenas para atender suas necessidades de vídeo.
Existem três eixos de convergência de vídeo: Ao vivo vs VOD (vídeo On-Demand), one-to-one vs one-to-many e intranet vs internet.
Linhas de Convergência de Vídeo
Quando eles estão assistindo?
Uma das dicotomias mais óbvias é o vídeo ao vivo versus o vídeo sob demanda. Neste momento, muitos usam diferentes pilhas de tecnologia para lidar com os diferentes usos. Mas necessidades de uso, como Simulcasting, estão começando a surgir. E as plataformas que podem lidar com ambos estão começando a surgir.
O vídeo ao vivo tem sido cada vez mais popular no espaço do consumidor, com o aumento do YouTube Live, do Facebook Live e do Periscope.
Você pode ver tendências semelhantes no espaço corporativo. Ter um vídeo ao vivo que automaticamente se converte em VOD e que pode ser encontrado no mesmo portal de conteúdo somente para VOD vai se tornar significativamente mais comum.
Eles estão assistindo ou participando?
Neste momento, tecnologias totalmente diferentes são necessárias para o bate-papo de vídeo versus uma transmissão de vídeo em larga escala. Mas como a variedade de tamanhos de grupos continua a se tornar mais popular (one-to-one, pequenos grupos, webinars, webcasts completos), as pilhas de tecnologias estão começando a incluir uma ampla gama de opções.
Uma mudança estratégica que irá permitir isto é um melhor suporte para VOD. Outra é a redução gradual da dependência da telefonia. Mais e mais espectadores estão ignorando os números de telefone opcionais e indo diretamente para VOIP.
Quem está assistindo?
O público interno e externo tem necessidades e limitações muito diferentes. Muitas vezes, há pouca ou nenhuma sobreposição entre a intranet e a internet. No entanto, isso pode levar a muito desperdícios de conteúdo e esforço quando há muitas barreiras na movimentação de conteúdo de um lado para o outro. Os esforços são duplicados e conteúdos excelentes podem não serem usados em toda a sua extensão. Ferramentas que permitem que o conteúdo seja aplicado de um lado para o outro sem comprometer a segurança são fundamentais. Se uma empresa adiciona uma extranet, para fornecer informações de forma segura fora do firewall para clientes ou parceiros, isso só aumenta a necessidade.
O gerenciamento de dois ou mesmo três portais de vídeo diferentes torna-se desafiador. Não há apenas a sobrecarga de suportar várias plataformas, o compartilhamento de conteúdo entre as plataformas pode ser uma dor de cabeça. (Por exemplo, um novo vídeo de lançamento do produto pode ser útil para lançamentos internos, treinamento de revendedores, na página principal do produto e durante um webinar. Esse vídeo único poderia ter que ser copiado em até quatro repositórios diferentes.) Tendo Um único portal de vídeos que pode lidar com casos de uso interno e externo o que reduzirá significativamente a complexidade de gestão.
O Futuro da Plataforma de Vídeo
Cada vez mais, esses três espectros – internos vs externos, one-to-one vs one-to-many, VOD vs Ao Vivo – são cada vez menos uma escolha distinta e sim mais um espectro. À medida que os casos de uso continuam a se unir, as empresas devem poder escolher plataformas de vídeo que satisfaçam mais de um requisito, permitindo consolidar as operações de vídeo em uma única plataforma de vídeo. Os dias de possuir várias plataformas, estão chegando ao fim.
Nos contacte se você estiver interessado em saber mais sobre convergência de vídeo.
Este artigo é uma tradução livre do texto de Rebecca Rozakis publicado em https://blog.kaltura.com/the-great-video-convergence/