
Alta Disponibilidade: Como Garantir Estabilidade e Desempenho
18 de março de 2025A energia das empresas hoje, vem dos dados. Sejam eles usados para avaliar os resultados (passado), sejam utilizados para simular cenários e definir suas estratégias (futuro), ou mesmo para oferecer experiências personalizadas aos seus clientes (tempo real), por exemplo.
Não importa como são usados mas sabemos que as organizações precisam cada vez mais deles para poderem executar análises em busca de insights valiosos para o seu negócio, como oportunidades de inovação ou melhoria em seus processos, para que possam operar de forma mais inteligente e eficiente.
A crescente geração de dados e as novas regulamentações de proteção às informações dos cidadãos, tem trazido às empresas, desafios na administração, gerenciamento e gestão dos dados sob sua guarda.
Podemos acrescentar aqui, as dificuldades enfrentadas pelas organizações na integração de várias fontes e formatos de dados, sistemas legados e na fragmentação e no isolamento em silos departamentais, dos dados necessários aos seus processos, análises e planejamento estratégico.
Ou seja, os maiores obstáculos para utilização em tempo real dos dados à disposição da organização residem na integração e na governança.
Para contornar esse problema, a solução seria a centralização de todos os dados necessários em um repositório, aberto, escalável e flexível, próprio para permitir o consumo por quaisquer processos, independentemente do tipo de dados a ser armazenado.
Paralelo a isso, deve-se, então, definir e constituir um conjunto de práticas que possam assegurar a qualidade e acessibilidade dos dados, alinhadas às políticas de governança de dados da organização e em conformidade com as regulamentações governamentais.
Dentre essas práticas podemos destacar: a definição das métricas que validarão a qualidade dos dados; o gerenciamento dos metadados e dos dados de referência; a classificação; a linhagem etc.
Essa centralização torna os dados mais acessíveis, resolvendo parte do problema. Normalmente, as organizações utilizam pipelines de dados ponto a ponto para transferir seus dados entre bancos de dados transacionais para data warehouses ou data lakes centralizados, utilizando, por exemplo, pipelines de extração, transformação e carga (ETL) onde capturam e ingerem dados, de forma periódica, em lotes para, posteriormente, enviarem para um data warehouse analítico.
Esta estratégia atendeu por muito tempo, às necessidades das empresas. Mas, com o passar do tempo, esta solução foi criando um conjunto de vários pipelines ponto a ponto que precisam ser mantidos e gerenciados, trazendo agora um novo desafio às empresas, que é a gestão desses pipelines de legado e não escaláveis, seja pela sua abordagem monolítica, pelo alto consumo de recursos computacionais, fragilidade no processo de governança ou processamento em batch.
Mais uma vez, a Tecnisys coloca toda a sua experiência de mercado e a expertise de seu corpo técnico, no desenvolvimento de soluções que mantenham os processos de obtenção, armazenamento e análise de dados alinhados às novas demandas negociais, mantendo o desejado equilíbrio entre segurança, políticas de conformidade e a sempre necessária facilidade de acesso aos dados, permitindo às equipes de TI, analistas e engenheiros de dados, trabalharem naquilo que realmente fará diferença para a sobrevivência do negócio, a inovação de seus processos, de forma mais assertiva e rápida.
Com a Tecnisys Data Platform (TDP) , sua organização poderá contar, com a mais moderna abordagem moderna para construção de pipelines de dados, a Streaming Data Pipelines, que permite o compartilhamento de dados em tempo real, por meio de uma arquitetura desacoplada independentemente do contexto, reduzindo o custo total de propriedade (TCO) do processo, em comparação às abordagens tradicionais, sem, no entanto, incapacitá-los na utilização do paradigma tradicional de construção de pipelines de dados.
Como grande diferencial, nossa plataforma é totalmente baseada em softwares open source, reconhecidamente estáveis, de alta aceitação no mercado, com integração garantida, gerenciados de forma centralizada dentro do TDP (sem impedir a atuação direta em cada componente) e distribuída de forma gratuita para uso.
Dessa forma, mantemos o nosso compromisso com a disseminação do uso de softwares Open Source, contribuindo para o fortalecimento das empresas e do mercado brasileiro e valorizando os recursos nacionais, uma vez que nossas plataformas são pensadas e desenvolvidas por brasileiros como você.