MÃES NO MERCADO DE TECNOLOGIA
2 de agosto de 2022MAIO AMARELO: TECNISYS RECEBE PALESTRA DO DETRAN-DF
3 de agosto de 2022Qualquer falha no software devido a qualquer fator externo ou sua incapacidade de lidar com várias requisições cria uma experiência negativa para o usuário. O teste de estresse reduz esses tipos de riscos que podem causar falhas de software em situações críticas para os negócios.
O que é teste de estresse em teste de software?
O teste de estresse é uma forma não funcional de teste que valida o sistema contra tráfego intenso de rede, underclock (redução do consumo de energia de um computador), overclocking (aumento do desempenho de um computador), máximo de requisições e utilização de recursos.
O teste de estresse também é chamado de ‘teste de resistência’. Este método de teste estressa o AUT (‘Aplicativo em teste’) para verificar sua confiabilidade e estabilidade. Ele permite que os testadores verifiquem a potência de resistência ou limite que o sistema pode suportar antes de quebrar.
Este teste verifica a conformidade com o Acordo de Nível de Serviço (SLA) para encontrar erros técnicos ou falhas sob estresse que podem causar quaisquer desvios do SLA.
Os testadores geralmente consideram esse teste útil para detectar alguns erros críticos que nem sempre são possíveis de encontrar com outros tipos de teste. Ele fornece uma maneira de testar efetivamente a capacidade do sistema.
Ele também verifica efetivamente os tempos de resposta do sistema, gerenciamento de erros sob estresse e condições extremas. Ele ajuda a encontrar os seguintes erros no software aplicativo:
• Erros de tempo e problemas de sincronização
• Problemas de bloqueio (funções mutuamente dependentes)
• Problemas de requisições prioritárias
• Problemas de perda de recursos
• Perdas de memória
• Corrupção e perda de dados
Implementação de testes de estresse com a situação
Uma aplicação criada para um comércio eletrônico é submetido a testes de estresse nos seguintes cenários:
O teste de estresse verifica o tempo de resposta do aplicativo ao usuário com o aumento do tráfego da web. O site é testado para funcionar com mais usuários do que o esperado. Os testadores criam usuários virtuais para executar atividades como adição de produtos, visualização de produtos e pagamento. O número de usuários virtuais é aumentado até que todo o aplicativo seja interrompido. Ele ajuda a identificar problemas de desempenho, recuperação e mecanismo.
Quando usamos o teste de estresse?
O teste de estresse é uma subdivisão do teste de desempenho. A forma de estresse do sistema verifica o aspecto de recuperabilidade. Nesta forma de teste, o software é testado para garantir que sua recuperação de qualquer tipo de falha seja fácil.
• O método de teste permite que a equipe verifique e monitore o desempenho do sistema no momento da falha — os testadores verificam a violação da política de privacidade, problemas de segurança de dados e falhas do sistema.
• Também ajuda a verificar o desempenho e os fatores do sistema.
• O teste de estresse verifica a entrega do sistema e mensagens de erro durante a falha.
• Também é feito para verificar se os dados foram salvos antes de qualquer falha.
Como realizar o teste de estresse?
O teste de estresse tem as seguintes etapas:
• Prepare o ambiente de teste com o conjunto certo de hardware, configuração de rede, ferramentas e software para realizar o teste.
• Compreensão e categorização de métricas que serão utilizadas para analisar a aplicação sob estresse. Também é definido os critérios de sucesso para testes de estresse (A carga máxima para um aplicativo passar ou falhar).
• Planejamento e desenho do plano de teste de estresse, identificando os cenários dos casos de teste.
• Preparar o ambiente de teste, ferramentas e recursos para criar estratégias e disponibilizar outros componentes para o teste.
• A implementação projeta e desenvolve um teste de estresse de acordo com as melhores práticas do setor.
• Execução dos casos de teste, validação de dados de teste e resultados de teste.
• Inclui o compartilhamento dos resultados quando os valores dos resultados estão dentro dos limites aceitos e nenhum limite foi violado. As informações desejadas foram coletadas para um cenário específico e em um ambiente de teste.
Quais são os vários tipos de testes de estresse?
O modelo cliente-servidor é um modelo distribuído onde a carga de trabalho é dividida entre provedores de recursos e serviços – servidores e solicitantes de serviço-cliente.
Em um sistema cliente-servidor distribuído, o teste de estresse ocorre distribuindo o teste de estresse aos clientes e rastreando seu status. No teste de estresse, o cliente envia requisições ao servidor.
O cliente combina o sinal de entrada com a pulsação ou aquele com o servidor. Se não houver sinal de serviço do cliente para o servidor, ele será verificado para depuração.
1- Teste de estresse do aplicativo
Esse método se concentra em encontrar problemas relacionados à rede, gargalo de desempenho e problemas de bloqueio de dados no aplicativo.
2- Teste de estresse transacional
Esse método se concentra em testar a fluidez das transações entre dois ou mais aplicativos. Melhora as transações comerciais.
3- Teste de Estresse Exploratório
Esse método testa a aplicação dentre vários sistemas em execução no mesmo servidor. Nesse método, um testador verifica o sistema usando parâmetros diferentes, o que dificilmente acontecerá em um cenário real. Este método testa a resposta do sistema quando um grande número de usuários estão conectados ao sistema. O teste exploratório também encontra as possibilidades de falha do sistema ou do software. Este método também verifica as atividades em que o site não consegue acessar o banco de dados. Às vezes, o banco de dados também é sobrecarregado pela adição de mais do que pode armazenar.
4- Teste de Estresse Sistemático
Este método testa muitos sistemas que estão no servidor. Ele permite que a equipe de teste encontre e relate defeitos onde os dados de um aplicativo bloqueiam o fluxo do software do aplicativo.
Conclusão
O teste de estresse ajuda a fornecer software robusto e confiável, mitigando o risco de falha de software. Este método de teste ajuda a verificar se o sistema aparece em condições extremas.
Esse artigo é uma tradução livre de https://reqtest.com/testing-blog/stress-testing-tutorial/
Clique aqui e veja como nós podemos te ajudar na implantação dos testes.