A Tecnisys no PGBR 2015, o maior evento organizado pela Comunidade Brasileira de PostgreSQL
17 de dezembro de 2015A Tecnisys apoia o evento DBA Brasil 1.0
6 de abril de 2016A medida que o ambiente de infraestrutura tecnológico se expande, cresce também a necessidade de gerenciá-lo. Seja para manter o ambiente atualizado, instalar novos pacotes ou automatizar instalações.
Para facilitar a vida de administradores de sistemas, a Red Hat oferece uma solução de gerenciamento de sistemas chamado Satellite que atualmente está na versão 6.
O Satellite é composto por vários componentes modulares incluídos dentro de uma interface web unificada. Veja alguns deles:
– Módulo de gestão de pacotes: sincronização de repositórios da Red Hat e de terceiros, instalação de pacotes e aplicação de erratas via interface web sem a necessidade de acessar a máquina diretamente.
– Módulo de provisionamento: implementar, configurar e atualizar sistemas bare-metal e máquinas virtuais. Ou seja, é possível conectar o Satellite ao virtualizar e criar uma máquina virtual com serviços pré-configurados rapidamente.
– Módulo de monitoramento: Monitorar o uso de recursos, otimizar o desempenho, configurar notificações, e gerar relatórios.
-
Componentes
O Satélite 6 é um “sistema global de gestão de ciclo de vida”. A solução Satellite se baseia em componentes bem conhecidos, tais como Puppet, Foreman, e Git.
– FOREMAN: É responsável por automatizar todo o processo de provisionamento de sistemas virtuais ou físicos, usando kickstarts e módulos do Puppet. Com ele também é possível gerar relatórios, inclusive relatórios para auditoria
– KATELLO: É um plugin do Foreman, ele fornece um meio para se inscrever em repositórios da Red Hat e fazer download de conteúdo.
– CANDLEPIN: É um serviço dentro Katello que lida com o gerenciamento de subscrição.
– PULP: É um serviço dentro Katello que manipula repositório e gerencia conteúdo.
– HAMMER: E uma ferramenta CLI que fornece linha de comando e shell equivalentes a maioria das funções encontradas na interface do usuário Web, ou seja, é o Satellite via linha de comando.
– REST API: Permite aos administradores de sistemas e desenvolvedores escreverem scripts personalizados e aplicativos de terceiros que fazem interface com o Red Hat Satellite.
-
Vantagens
– Economia de banda de rede: Os servidores registrados no servidor Satellite baixarão pacotes diretamente do Satellite em vez de sairem para a internet, economizando assim, banda de internet, já que o Satellite já terá sincronizado os canais do Red Hat Network para sí.
– Segurança: Sabendo que Satellite funciona como um repositório local de pacotes, sincronizando os canais da Red Hat e de terceiros, todo o parque de servidores Red Hat não necessitarão mais de estarem conectados à internet, pois estarão configurados para baixarem pacotes diretamente do Satellite, aumentando assim a segurança do ambiente.
– Tempo: Com o módulo de provisionamento de máquinas, os Administradores de Sistemas criarão máquinas com sistema operacional instalado em alguns minutos, algo que ele levaria horas da forma convencional.
– Homogeneidade: Os Administradores de Sistemas terão uma maior gestão de seu parque de servidores, podendo aplicar em massa a atualizações ou erratas de segurança e a instalação de pacotes.
– Automatização: Com o módulo do Puppet, é possível escrever classes que automatizarão as instalações e configurações