O evento reuniu mais de 5 mil participantes de todo o Brasil e a Tecnisys esteve presente.
18 de novembro de 2016A Tecnisys e WSO2 agora são parceiras!
18 de janeiro de 2017Pressões competitivas trouxeram mudanças profundas para a indústria de telecomunicações. As empresas de telecomunicações têm visto um aumento de novos dispositivos digitais e mudanças em modelos de negócios para a prestação de serviços, uma vez que os produtos tradicionais de voz e mensagens tornaram-se comoditizados empurrando os preços para baixo. Como resultado, as empresas de telecomunicações têm sido agressivas na adoção de tecnologias de código aberto para modernizar as suas operações; encontrar maior eficiência e flexibilidade; reduzir a dependência de fornecedores; ter maior agilidade; e ainda cortar custos.
A EnterpriseDB® (EDB™) é parceira da maior parte das maiores empresas de telecomunicações no mundo, incluindo a AT&T, Bell Canada e KT Corporation na Coreia do Sul.
A EnterpriseDB aumenta a capacidade da plataforma de bancos de dados open source PostgreSQL com a Plataforma EDB Postgres ™, que proporciona aos clientes um alto nível de desempenho, escalabilidade, gestão, segurança e compatibilidade. Com a plataforma EDB Postgres, os clientes recebem todas as facilidades corporativas necessárias para gerenciar um modelo de dados heterogêneo, conectando com sistemas existentes, e com deploy rápido em vários ambientes, podendo assim se modernizar para atender às atuais demandas de negócios digitais.
Migração de 100TB
Dentre os clientes da EDB no segmento de Telecom está a que é considerada uma das maiores operadoras de telefonia móvel regional dos Estados Unidos. A operadora fornece cobertura de rede nacional com liderança em inovação industrial com a preocupação em aumentar a experiência do cliente. A companhia possui uma forte linha de dispositivos de ponta, apoiados por uma rede de alta qualidade em pequenas e grandes cidades e também em comunidades rurais. Atualmente, 99% dos clientes tem acesso a velocidades 4G/LTE.
A companhia lançou uma iniciativa corporativa para adotar mais software de código livre pelas mesmas razões que outras companhias na indústria de telecomunicações. Procurando assim, maior eficiência e flexibilidade em sua infraestrutura. A companhia também queria melhorar sua experiência com o cliente ao mesmo tempo em que reduzia as despesas operacionais.
Como primeiro candidato a uma solução de software baseado em código aberto no seu data center, a empresa optou por migrar um aplicativo de missão crítica de 100TB do seu sistema legado, Oracle® Exadata, para plataforma EDB Postgres e Cloudera (Hadoop). O aplicativo armazenava informações geoespaciais para dispositivos móveis, bem como uma variedade de informações de usuários e dispositivos, incluindo padrões de atividades regionais, uso de dados e gravações de voz (ex.: Correio de voz e interações de Call Center).
Quatro Pilares de Sucesso
A migração do Oracle para o EDB Postgres reduziu o custo de execução do aplicativo em vários milhões de dólares porque substituiu o caro sistema legado por EDB Postgres e Cloudera, que são soluções de gerenciamento de dados de código aberto de baixo custo. A migração foi concluída em duas semanas com a EnterpriseDB gerenciando o projeto para garantir o rápido sucesso.
A EDB foi capaz de apoiar a companhia em vários objetivos:
-
Migração: A companhia utilizou vários recursos chaves de performance que a EDB desenvolveu para o Postgres, tais como o particionamento e links heterogêneos de banco de dados que permitem as migrações de Oracle para Postgres e garantindo alto desempenho.
-
Novo desenvolvimento da Aplicação: A aplicação antiga executava completamente no Oracle Exadata. A aplicação foi redesenhada de modo que o EDB Postgres se tornasse a base de dados de registro das transações, e as informações fossem enviadas regularmente para o Cloudera, onde foram agregadas com enormes volumes de dados arquivados para que pudessem ser preparados para analytics. O EDB Postgres usa o EDB Data Adaptors para integrar com soluções NoSQL como o Cloudera, para que os dados possam transitar para um lado ou para outro como se fossem um único banco de dados.
Além disso, os administradores de banco de dados podem manipular dados no Cloudera usando o EDP Postgres Data Adapters, como se os dados Cloudera estivessem em tabelas Postgres. Isso dá aos DBA´s Postgres um novo e poderoso controle sobre dados estruturados e não estruturados e uma flexibilidade muito maior para o desenvolvimento de novas aplicações. O tráfego de chamadas de voz e as gravações também foram armazenadas no Cloudera porque a solução poderia gerenciar melhor o enorme volume gerado desse conteúdo.
-
Integração: A nova configuração foi integrada com a infraestrutura de armazenamento existente da Hewlett Packard Enterprise (HPE). A solução HPE tem uma capacidade de backup flexível, que foi facilmente integrada com a solução de backup do EDB Postgres, fornecendo um conveniente e confiável Backup e Recovery. Como uma solução padrão, o EDB Postgres pode se integrar através de múltiplas plataformas no Data Center.
-
Modernização: A adição do Cloudera permitiu à companhia, executar análises avançadas mais do que a solução anterior poderia sem refatoração, o que poderia chegar a um custo significativo. Com a redução deste custo, a companhia pode investir em novas iniciativas estratégicas orientadas a dados, tais como, criar um ambiente preditivo baseado em dados de usuários, e assim migrar clientes de telefones celulares antigos para smartphones, melhorando a experiência do usuário.
Conclusão
A operadora de telefonia móvel está planejando novas iniciativas orientadas a dados para um futuro desenvolvimento de aplicações em seu ambiente. Os planos exigem uma maior integração com outras fontes de dados em toda a sua infraestrutura, bem como o uso da inteligência geoespacial baseada no PostGIS, a poderosa extensão de código aberto para Postgres.
clique aqui e entre em contato com a nossa equipe de consultores altamente especializados para o desenvolvimento de projetos de migração de bancos de dados.
Este texto é uma tradução livre do artigo: