IBM E HORTONWORKS EXPANDEM PARCERIA PARA AJUDAR AS EMPRESAS A ACELERAR A TOMADA DE DECISÕES USANDO GRANDES BASE DE DADOS
6 de outubro de 20175 Coisas que as empresas Startups podem aprender com a Transformação Digital.
17 de outubro de 2017O Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anunciou o lançamento do PostgreSQL 10, a versão mais recente do banco de dados de código aberto mais avançado do mundo.
Um recurso crítico e discutido para cargas de trabalho é a capacidade de distribuir dados em vários nós para acesso rápido, gerenciamento e análise, uma estratégia conhecida como “dividir e conquistar”. Esta versão do PostgreSQL inclui aprimoramentos significativos para efetivamente implementar essa estratégia, incluindo replicação lógica nativa, particionamento declarativo de tabela e o aprimoramento das consultas paralelizadas.
“A nossa comunidade de desenvolvedores concentrou-se na construção de recursos que aproveitariam as modernas configurações de infraestrutura para distribuição de carga de trabalho”
(Magnus Hagander)
E conclui:
“Características como a replicação lógica e o aprimoramento de consultas paralelizadas representam anos de trabalho e demonstram a continuação da dedicação da comunidade para garantir a liderança do Postgres à medida que as demandas de tecnologia evoluem”
(Magnus Hagander)
Replicação lógica – Uma estrutura de publicação / assinatura para distribuição de dados
A replicação lógica reúne os recursos de replicação atuais do PostgreSQL com a capacidade de enviar modificações por banco de dados e em nível de tabela para diferentes bancos de dados PostgreSQL. Os usuários agora podem fazer um ajuste fino nos dados replicados em vários clusters de banco de dados e terão a capacidade de executar atualizações de zero-downtime para as futuras principais versões do PostgreSQL.
“Temos usado fortemente o PostgreSQL desde a 9.3 e estamos muito entusiasmados com a 10, pois essa versão traz a base para o particionamento e replicação lógica integrada há muito tempo esperado. Ela nos permitirá usar o PostgreSQL em mais serviços”
(Vladimir Borodin, DBA Chefe de Equipe em Yandex.)
Particionamento declarativo de tabelas – Conveniência na divisão de seus dados
O particionamento de tabelas existe há anos no PostgreSQL, mas exige que um usuário mantenha um conjunto de regras e triggers complexas para que o particionamento funcione. O PostgreSQL 10 apresenta uma sintaxe de partição de tabelas que permite aos usuários criar e manter facilmente tabelas particionadas por intervalo e lista. A adição da sintaxe de particionamento é o primeiro passo em uma série de recursos planejados para fornecer uma estrutura de particionamento robusta no PostgreSQL.
Melhoramento de consultas paralelizadas – Análises rápidas
O PostgreSQL 10 oferece um melhor suporte para consultas paralelizadas, permitindo que mais partes do processo de execução da consulta sejam paralelizadas. As melhorias incluem tipos adicionais de varredura de dados que são paralelizados, bem como otimizações quando os dados são recombinados, como pré ordenamentos. Esses aprimoramentos permitem que os resultados sejam retornados mais rapidamente.
Quorum Commit for Synchronous Replication – Distribua dados com confiança
O PostgreSQL 10 introduz o compromisso de replicação síncrona, o que permite flexibilidade na forma como um banco de dados primário recebe confirmação de que as alterações foram gravadas com sucesso em réplicas remotas. Um administrador agora pode especificar que, se algum número de réplicas tiver reconhecido que uma alteração no banco de dados foi feita, os dados podem ser considerados escritos com segurança.
“O compromisso do quórum para a replicação síncrona no PostgreSQL 10 oferece mais opções para expandir nossa capacidade de promover infraestrutura de banco de dados com praticamente zero tempo de inatividade desde a perspectiva da aplicação. Isso nos permite implantar e atualizar continuamente nossa infraestrutura de banco de dados sem incorrer em longas janelas de manutenção”
(Curt Micol. , Engenheiro de infra-estrutura de pessoal da Simple Finance)
Autenticação SCRAM-SHA-256 – Proteja seu acesso a dados
O Salted Challenge Response Authentication Mechanism (SCRAM) definido no RFC5802 define um protocolo para melhorar o armazenamento seguro e a transmissão de senhas através de uma estrutura forte de negociação de senha. O PostgreSQL 10 apresenta o método de autenticação SCRAM-SHA-256, definido em RFC7677, para fornecer uma segurança melhor que o método de autenticação de senha existente, baseado em MD5.
Fontes: www.postgresql.org
Clique aqui para saber mais como podemos te ajudar em seus projetos de atualização e migração para a nova versão.