Falha atinge todos os processadores fabricados pela Intel ao longo dos últimos 10 anos
9 de janeiro de 2018Big Data na gestão estratégica da organização
26 de janeiro de 2018O Python é uma linguagem de programação que vem crescendo significativamente nos últimos anos, ganhando novos ares e possibilitando novas oportunidades em diversas áreas.
Os objetivos desta linguagem consistem em produtividade e legibilidade. Em outras palavras foi criada para produzir código legível e que permite uma identificação rápida para a solução dos problemas de modo eficiente.
Entre suas características podemos ressaltar:
-
Multiplataforma: O interpreador do Python é escrito com a Linguagem C e C++, assim, o mesmo pode ser portado a todas as plataformas que possuam compiladores para a linguagem. Tendo em vista que o C++ é a linguagem mais difundida e a base de praticamente toda a informática, temos compiladores nativos ou portados para quase todas as plataformas existentes.
-
Linha de aprendizagem: É uma linguagem simples de ser aprendida e poderosa para trabalharmos. A mesma possui uma sintaxe limpa e clara, contando ainda com um conjunto de bibliotecas estáveis e bem estruturadas.
-
Manutenção: Em decorrência da simplicidade sintática e da excelente estruturação das bibliotecas, a manutenção de códigos, seja aquele que desenvolvemos ou mesmo de terceiros, se torna muito mais fácil e compreensível.
-
Indentação: A indentação (quantidade de espaços) não é meramente um conforto visual. Python aliou a técnica de indentação que todos os programadores usam à sintaxe da linguagem, servindo para dizer qual trecho de código está dentro de cada bloco. É como se o compilador Python lesse o código como uma pessoa o faz.
Inicialmente a linguagem era focada apenas no segmento web e isso é perceptível com a quantidade de frameworks web desenvolvidos em Python:
-
– Zope/Plone
– Django
– Flask
– Pyramid
– Web2Py
– TurboGears
– Grok
– CherryPy
No entanto, a compreensibilidade da linguagem chegou a outras áreas e hoje é possível afirmar que o Python também está presente em:
-
Big Data: Uso do Pyspark para análise de dados em Real-time.
-
DevOps: Scripts de automação avançada criados em Python.
-
IOT (internet das coisas): Python também está presente no Raspberry Pi.
-
Ciência neural: O uso de módulos Python facilita o desenvolvimento rápido e sustentável de sistemas complexos.
-
GUI (Interface gráfica do usuário): Uso dos frameworks como PyQt, Tkinter e WxPython na criação de interfaces gráficas e o Pygame que é uma GUI específica voltada para o desenvolvimento de jogos.
Recentemente, o Stack Overflow fez um estudo e escreveu um artigo sobre como os países ricos tendem a experimentar um conjunto diferente de tecnologias em relação ao resto do mundo. Este artigo está acessível no link: https://stackoverflow.blog/2017/09/06/incredible-growth-python/.
A principal conclusão desta pesquisa foi o exponencial avanço da linguagem Python nos últimos 5 anos, conforme pode ser visto pelo tráfego no Stack Overflow em países com alta renda. Apesar de não encontrarmos uma definição precisa para o termo ‘crescimento mais rápido’, o Python tem uma sólida pretensão de se tornar uma das maiores linguagens de programação.
Agora que você conhece e sabe um pouco mais do universo Python, conte com a Tecnisys e seus profissionais qualificados para fazer o uso dessa excelente tecnologia para aprimorar seus serviços.
Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.Clique aqui