Economia Analítica: O valor da informação
10 de maio de 2018Big Data e Análise de Dados: Como são aplicados e porque são o futuro
24 de maio de 2018O Google e a Netflix acabam de anunciar um novo projeto para reduzir os riscos que podem surgir nas rápidas publicações em produção. Kayenta é um serviço open source automatizado de análise canária (Automated Canary Analysis – ACA) criado para permitir que as equipes possam velozmente realizar mudanças e entregas contínuas em ambiente de produção em escala.
O serviço Kayenta é baseado no sistema canário da Netflix. Ele, porém, foi atualizado para tratar casos de uso mais avançados visando também reduzir a propensão a erros e o consumo de tempo envolvido na análise canária ad-hoc. O nome, Análise Canária, surgiu de uma história real das minas de carvão britânicas quando canários eram usados para detectar gases tóxicos antes que eles pudessem fazer mal aos mineiros, é um processo de entrega de software no qual uma alteração é parcialmente implementada e confrontada com a versão atual, chamada de linha de base, para assegurar que a alteração implementada está operando conforme a linha de base, esse processo envolve o uso de diversas métricas.
Kayenta usa Spinnaker, uma plataforma open source de entrega contínua para a publicação rápida de alterações de software de diversos ambientes em nuvem. Originalmente, Spinnaker foi desenvolvido pela Netflix para suas próprias operações. Recentemente a Netflix em conjunto com Google desenvolveram Kayenta como um serviço open source para que todos utilizem.
Kayenta faz uma análise rápida da nova versão implementada baseada em métricas definidas pelo usuário como por exemplo, uso do processador, memória e taxa de erros. Depois, Kayenta apresenta uma pontuação agregada para o “canário”.
O software é “plugável” o que significa que tem código aberto para que outras ferramentas possam ser utilizadas em conjunto, por exemplo, ferramentas de serviço de monitoramento e métricas. Atualmente Kayenta pode ser usado com Prometheus, Google Inc’s. Stackdriver, Datadoc and Atlas da Netflix. Posteriormente outras ferramentas como CloudWatch da Amazon Web Services poderão ser “plugadas” no Kayenta.
Artigo original do site “J PEOPLE” de 11/04/2018
http://www.java-recruitment.com/view-article.asp?article=b9gbc96ae9hjik8