Big Data e Análise de Dados: Como são aplicados e porque são o futuro
24 de maio de 2018Tecnisys presente no PGCon 2018 – Conferência Anual de PostgreSQL
7 de junho de 2018O mundo moderno atual nos beneficia com diversas tecnologias. Hoje por exemplo em nossos smartphones, é possível assistirmos a diversos filmes On Demand, ouvirmos músicas on line, tirarmos fotos, filmarmos, efetuarmos chamadas telefônicas, de vídeo e muito mais. Já imaginou a quantidade de dispositivos que seriam necessário adquirirmos para a utilização de cada recurso, se não tivéssemos essas tecnologias a nossa disposição? TV, Blue-ray, câmera de foto, de vídeo, CD player etc.
No mundo corporativo de TI não é diferente, um administrador tem que lidar com centenas de servidores e sistemas em seu ambiente. Para instalá-los e mantê-los atualizados, o administrador leva um certo tempo acessando máquinas e diferentes sistemas que exigem alto nível de esforço e tempo do profissional.
O esforço na execução de serviços pode demandar muito tempo e se tornar um grande vilão da TI corporativa, e a busca por soluções deste tema tem sido o alvo da TI atual. Assim como os smartphones proporcionam um sistema All in One, um administrador também precisa de uma ferramenta que permita centralizar todos os servidores, que possibilite a instalação e atualização de sistemas e que proporcione agilidade e homogeneidade ao ambiente.
Pensando nisso, a Suse desenvolveu o Suse Manager, um sistema de gerenciamento de infraestrutura de TI de código-fonte aberto que proporciona ao administrador, ferramentas que:
- Gerencia servidores Linux em ambientes físicas, virtuais e na nuvem;
- Gerencia subscrições (Suse e Red Hat);
- Automatiza tarefas e provisiona VMs e Conteiners com o software de compliance salt;
- Gerenciamento de ciclo de vida dos servidores, promovendo atualizações dos sistemas (erratas, melhorias e bugs).
Benefícios
Reduz a complexidade do ambiente e proporciona uma melhor visibilidade dos bens de TI da organização;
Com uma única ferramenta, é possível gerenciar várias distribuições Linux (SUSE e Red Hat) em uma variedade de arquiteturas de hardware, hipervisors e plataformas de nuvem;
Otimiza operações e reduz custos com provisionamento, a aplicação de patchs e a configuração do servidor Linux de forma automatiza para tornar as implantações de servidor mais rápidas, consistentes e repetíveis;
Garante a conformidade com as políticas de segurança internas e as regulamentações externas por meio de monitoramento, controle, auditoria e geração de relatórios automatizados de seus sistemas, VMs e contêineres nos ambientes de desenvolvimento, homologação e produção. Ainda sobre segurança, apenas o Suse Manager fica exposto à internet, garantindo uma segurança maior ao parque de servidores conectados à ele;
Economiza banda de internet, pois apenas o Suse Manager realizará downloads. Servidores clientes se conectarão localmente ao Suse Manager para buscar atualizações.
Referências:
https://www.suse.com/pt-br/products/suse-manager/