Garantia da Qualidade de Software (SQA)
23 de agosto de 2019Teste Manual vs Teste Automatizado
6 de setembro de 2019O armazenamento definido por software (SDS) é uma arquitetura de armazenamento que divide o software de armazenamento de seu hardware. Ao contrário dos sistemas tradicionais de armazenamento de dados em rede (NAS) ou de rede de área de armazenamento (SAN), o SDS normalmente é desenvolvido para funcionar em qualquer sistema x86 ou padrão do setor, eliminando a dependência entre software e hardware proprietário.
Com o desacoplamento do software de armazenamento de seu hardware, sua capacidade de armazenamento aumenta conforme necessário e você não precisa se esforçar para adicionar outra parte de hardware proprietário. Ele também permite que você faça upgrade/downgrade do hardware sempre que quiser. Basicamente, o SDS aumenta muito a sua flexibilidade.
Veja como ele funciona: Vamos supor que há vários servidores X86 diferentes. Cada um tem uma capacidade de armazenamento diferente e precisa de um tipo diferente de software de armazenamento para funcionar. Com o SDS, você pode remover a capacidade de armazenamento dessas partes inflexíveis do hardware e colocá-las em um local infinitamente mais flexível e escalável. Ele também permite que você amplie sua capacidade de armazenamento quase instantaneamente, o que faz com que seja mais econômico, flexível e escalável. No entanto, o SDS não é uma cloud.
O SDS faz parte de um ecossistema maior que pode ser definido livremente como “tudo definido por software”, em que todos os sistemas de software ficam separados de todos os de hardware. Dessa forma, você tem liberdade para escolher o hardware e a quantidade de armazenamento realmente necessária.
Fonte: https://www.redhat.com/pt-br/topics/data-storage/software-defined-storage