O armazenamento definido por software está assumindo … Você está pronto?
29 de agosto de 2019WSO2 e SUSE juntas em prol do desenvolvimento de aplicações de última geração
20 de setembro de 2019Teste Manual versus Teste Automatizado.
Em um projeto de desenvolvimento de software existem três aspectos vitais que são custo, tempo e qualidade. O objetivo principal de qualquer projeto é obter uma saída de alta qualidade, reduzindo o custo e o tempo necessário para a conclusão do mesmo. O teste é parte integrante de qualquer projeto. O teste é amplamente classificado como sendo Manual Ou Automático. É importante saber a diferença entre eles. Como resultado, você pode decidir quando usar o teste manual e quando usar o teste automatizado para otimizar o custo e o tempo do projeto.
O que é teste manual?
Teste manual significa testar um aplicativo manualmente por um ser humano. Um especialista em garantia de qualidade (testador) que executa testes manuais garante que um aplicativo esteja funcionando corretamente seguindo as condições descritas nos casos de teste. O testador avalia o design, a funcionalidade e o desempenho do aplicativo verificando vários elementos.
O teste manual é útil quando o teste automatizado não é possível. Por exemplo, para testar um aplicativo móvel durante condições imprevisíveis, como quando o telefone está no bolso do usuário e há muitos toques não intencionais. Os testadores simulam as condições para verificar se isso levará ao travamento do aplicativo.
O que é teste automatizado?
Nos testes automatizados, existem testes pré-programados que são executados automaticamente. Os testes são executados para comparar os resultados reais com os resultados esperados. Os testes automatizados ajudam a determinar se o aplicativo tem o desempenho esperado ou não.
Testes automatizados são úteis ao executar testes repetitivos e testes de regressão para garantir que um aplicativo funcione corretamente após a implementação de novas alterações. Os testes automatizados são executados com a ajuda de ferramentas, scripts e softwares para executar ações predefinidas escritas nos casos de teste.
Diferença entre testes manuais e automatizados
Teste manual |
Teste automatizado |
O teste manual é propenso a erros humanos. Portanto, a precisão e a confiabilidade dos resultados do teste são mais baixas. |
O teste automatizado, por outro lado, é mais confiável. Ferramentas e / ou scripts realizam o teste automatizado. |
O custo do teste manual depende dos recursos humanos utilizados no teste. |
O custo do teste automatizado depende das ferramentas de teste implementadas para a realização dos testes. |
O tempo necessário para o teste manual é maior à medida que os recursos humanos o realizam. |
O tempo necessário para o teste automatizado é menor quando as ferramentas de software executam os testes. |
O teste manual é adequado quando os casos de teste são executados uma ou duas vezes. Portanto, não há repetição frequente de casos de teste. |
O teste automatizado é adequado quando os casos de teste precisam ser executados repetidamente por um longo período de tempo. |
O teste manual ajuda a descobrir a facilidade de uso de um aplicativo. Envolve observação humana para descobrir quaisquer falhas. Portanto, o teste manual ajuda a melhorar a experiência do cliente. |
O teste automatizado não garante a facilidade de uso do aplicativo. Como não há observação humana envolvida, não há garantia de experiência positiva do cliente. |
Quando usar o Teste Manual?
O teste manual é mais adequado para o seguinte:
Testes Exploratórios
Os testes manuais são úteis ao trabalhar com documentação de especificação mal escrita e há escassez de tempo. Nesse tipo de teste, é necessário um Anaista de Qualidade experiente, com bom conhecimento do domínio das técnicas, além de fortes habilidades analíticas, criatividade e intuição. Essa abordagem requer um planejamento mínimo e a máxima execução de teste.
Testes de Usabilidade
Esse teste ajuda a descobrir a facilidade de uso de um aplicativo. O objetivo deste teste é descobrir a satisfação do usuário final com o aplicativo, então a observação humana é importante. Portanto, a abordagem manual é imprescindível neste tipo de testes.
Testes Ad-hoc
Esse tipo de teste é realizado sem nenhum planejamento e documentação. O resultado desse teste depende do conhecimento e das habilidades do testador.
Quando usar o Teste Automatizado?
O teste automatizado é adequado para o seguinte:
Testes de regressão
O teste automatizado é adequado quando há alterações frequentes do código e que exigem testes frequentes. Esse teste é realizado para garantir que as novas alterações de código implementadas não afetem as funcionalidades existentes.
Testes de carga
O teste automatizado é preferido para testes de carga ajudando a determinar o desempenho de um sistema em condições de carga da vida real. Esse teste descobre como o sistema se comporta quando vários usuários acessam simultaneamente.
Testes de performance
O teste de desempenho ajuda a descobrir a velocidade, escalabilidade e estabilidade do aplicativo. O objetivo é eliminar os gargalos de desempenho. Isso requer simulação de milhares de usuários simultâneos. O teste automatizado é o preferido para testes de desempenho .
Prós do Teste Manual:
Testes ao vivo
O testador pode testar o aplicativo em condições semelhantes a quando o aplicativo estiver no ar. Quaisquer erros ou falhas que ocorram quando o aplicativo está ativo podem ser rastreados com a ajuda de testes manuais.
Problemas de interface do usuário e UX
Ajuda a identificar problemas relacionados à aparência visual do aplicativo. Também ajuda a descobrir os problemas de usabilidade. Os testes automatizados não conseguem identificar essas lacunas.
Menos investimento
O teste manual requer baixo investimento, pois não requer ferramentas caras ou habilidades de alto nível para ser executado.
Adaptabilidade às mudanças
O teste manual é adequado quando você faz muitas alterações não planejadas no aplicativo e o aplicativo precisa ser testado após a implementação destas alterações.
Contras do Teste Manual:
Possibilidade de erros
Como o teste manual depende de humanos, há uma maior possibilidade de erros. Os resultados dos testes serão tão bons quanto maior for a habilidade do testador que está realizando os testes. Com o teste manual, há chances de o testador não encontrar os mesmos erros ao testar novamente o aplicativo.
Demorado
Os testes manuais não podem ser reutilizados, o que significa que toda vez que há uma alteração no aplicativo, o testador pode precisar executar todos os casos de testes novamente. Essa pode ser é uma atividade demorada.
Limitações de teste
O teste manual não é bom para testes de carga e desempenho. Para verificar o desempenho de um aplicativo em testes manuais, é necessário um grande número de usuários e gadgets.
Prós dos Testes Automatizados:
Resultados rápidos
Testes automatizados requerem muito menos tempo para serem executados. Os testes podem ser reutilizados e é fácil executá-los em diferentes máquinas.
Menos erros
Os testes automatizados são menos suscetíveis a erros em comparação com a intervenção humana. Portanto, os resultados dos testes automatizados são mais confiáveis.
Colaboração
Nos testes manuais, apenas o testador tem visibilidade do progresso e dos resultados. Enquanto nos testes automatizados, outros testadores podem entrar na estrutura de testes e visualizar os resultados dos testes progressivamente.
Contras dos Testes automatizados:
Alto custo
O teste automatizado exige que você compre licenças de programas caros de teste de software. Você também pode precisar de uma infraestrutura de hardware adicional para executar testes automatizados, os quais incorrem em custos adicionais.
Incapacidade de detectar problemas de interface do usuário e usabilidade
O código do software é incapaz de julgar a estética e a usabilidade de um aplicativo. Os seres humanos podem julgar melhor esses aspectos. Essa é uma grande limitação do teste automatizado.
Limitação de ferramentas
O desempenho do teste automatizado depende das ferramentas utilizadas para executar o teste. Uma ferramenta pode ter suas limitações e pode ter seus próprios erros e problemas.
Conclusão
Para otimizar o custo e o tempo necessários para a conclusão bem-sucedida de um projeto, você não pode depender apenas do teste manual ou da abordagem de teste automatizado.
Você precisa de uma combinação certa de testes manuais e testes automatizados para obter os melhores resultados.
Este texto é uma adaptação livre do artigo publicado em https://reqtest.com/testing-blog/manual-testing-vs-automated-testing/
Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar a escolher e montar a melhor alternativa para o seu projeto de Testes.