Minha tabela excedeu o tamanho máximo, e agora?
9 de setembro de 2020Apresentando WSO2 Streaming Integrator 7.1
22 de setembro de 2020O quê…
De acordo com a techopedia, o teste de segurança de aplicativos da web é o processo de medir, analisar e resumir o nível de segurança e/ou postura de um aplicativo da web. Desenvolvedores da Web e administradores de segurança usam essa forma de verificação de segurança para testar e avaliar a força de segurança de um aplicativo da Web usando técnicas manuais e automatizadas de teste de segurança.
Qual é o objetivo principal? Identificar quaisquer vulnerabilidades ou ameaças que possam colocar em risco a segurança ou integridade do aplicativo da web. Normalmente, esse teste de segurança é executado depois que o aplicativo da web é desenvolvido. O aplicativo da Web passa por um meticuloso processo de teste que inclui uma série de ataques mal-intencionados para ver como o aplicativo da Web executa/responde.
O processo geral de teste de segurança é seguido por um relatório que inclui: (1) Vulnerabilidades identificadas, (2) Possíveis ameaças e (3) Recomendações para superar as deficiências de segurança.
O como…
Abaixo estão as três abordagens diferentes para testes de segurança de aplicativos da web.
1. Teste de segurança de aplicativo dinâmico (DAST)
2. Teste de segurança de aplicativo estático (SAST)
3. Teste de penetração de aplicativos
Teste de segurança de aplicativo dinâmico (DAST)
Essa abordagem procura vulnerabilidades em um aplicativo da web que um invasor pode tentar explorar. O DAST trabalha para descobrir quais vulnerabilidades um invasor pode ter como alvo e como eles podem invadir o sistema de fora. Visto que o código-fonte original do aplicativo não é necessário, o teste com DAST pode ser feito de forma rápida e frequente.
Teste de segurança de aplicativo estático (SAST)
Esta é mais uma abordagem de dentro para fora. O SAST procura vulnerabilidades no código-fonte do aplicativo. Uma vez que requer essa forma de acesso, ou seja, acesso ao código-fonte original do aplicativo da web, o SAST oferece uma fotografia em tempo real da segurança do aplicativo da web.
Teste de penetração de aplicativos
O teste de penetração de aplicativos traz o elemento humano. Um profissional de segurança tentará reproduzir como um invasor encontraria as brechas de segurança do aplicativo da web usando seu know-how e uma variedade de testes de penetração para explorar qualquer falha potencial. Isso pode ser terceirizado para um provedor de serviços de penetração de aplicativos da web se os recursos internos forem limitados.
O porquê …
Se seu aplicativo não for testado e validado contra ameaças à segurança desde os estágios iniciais de desenvolvimento, ele pode falhar ao proteger valiosos dados corporativos e recursos de ataques maliciosos. Para construir um aplicativo da web altamente seguro, é vital trabalhar em um ciclo de vida de desenvolvimento de segurança. A segurança é um elemento-chave que deve ser considerado em todo o ciclo de vida de desenvolvimento do aplicativo, especialmente quando é projetado para lidar com dados e recursos críticos de negócios. Os testes de segurança de aplicativos da Web garantem que o sistema de informações seja capaz de proteger os dados e manter sua funcionalidade.
O processo envolve a análise do aplicativo em busca de falhas técnicas, pontos fracos e vulnerabilidades, desde a fase de design e desenvolvimento. O objetivo principal é identificar os riscos potenciais e, posteriormente, corrigi-los antes da implantação final.
Este texto é uma adaptação livre do artigo publicado por Wcarmich em:
https://retest.de/blog/web-application-security-testing-what-how-why/
Clique aqui e veja como nós podemos te ajudar na implantação de processos de testes de segurança e vulnerabilidade.