Web Scraping: Extraindo Informação de Páginas da Internet
16 de julho de 2021Saúde física + saúde mental = vida saudável
10 de agosto de 2021
A imagem é um arquivo e o conteiner é um processo.
Docker é um serviço de contêiner de software que se tornou bastante popular na implantação de aplicativos. Basicamente, ele permite que você empacote o software de uma forma conceitualmente semelhante a uma máquina virtual. Ao contrário das VMs, os contêineres não contêm software de plataforma, portanto, são muito leves e portáteis. O software empacotado sempre será executado da mesma forma em qualquer plataforma em que o Docker seja executado.
A tecnologia apresenta alguns novos termos, que podem ser confusos quando você começa a usar o Docker. O que é uma imagem Docker? O que é um container Docker? Como faço para executá-lo? Esta postagem tenta explicar todos esses termos da maneira mais direta e com um exemplo muito básico
Agora vamos descomplicar e entender de uma vez por todas a diferença entre uma imagem e um contêiner.
IMAGEM VS. CONTÊINER
A imagem é um arquivo e o contêiner é um processo. Da perspectiva do kernel Linux, um contêiner é um processo com restrições. No entanto, ao invés de executar um único arquivo binário, um contêiner executa uma imagem. Uma imagem é um pacote de sistema de arquivos que contém todas as dependências necessárias para executar um processo: arquivos de biblioteca, arquivos no sistema de arquivos, pacotes instalados, recursos disponíveis, processos em execução e módulos do kernel.
Como os arquivos executáveis são a base para os processos em execução, as imagens são a base para contêineres em execução. Os contêineres em execução usam uma visão imutável da imagem, permitindo vários recipientes para reutilizar a mesma imagem simultaneamente. Como as imagens são arquivos, elas podem ser gerenciadas por sistemas de controle de versão, melhorando a automação do contêiner e o provisionamento.
As imagens do contêiner precisam estar disponíveis localmente ou armazenadas e mantidas em um repositório de imagens. Um repositório de imagens é apenas um serviço público ou privado onde as imagens podem ser armazenadas, pesquisadas e recuperadas. Você pode ler mais sobre repositórios de imagem clicando aqui.
CRIANDO UM DOCKERFILE
Depois que o Docker estiver instalado, você precisa criar um Dockerfile. Dockerfile é um conjunto de instruções para o Docker construir uma imagem.
Vamos começar a escrever nosso Dockerfile, para este cenário iremos utilizar uma imagem do apache:
Agora vamos criar uma página(index.html) com o código HTML abaixo, que será copiada para dentro do nosso container:
Como temos nosso Dockerfile totalmente configurado, agora podemos construí-lo:
Agora podemos executar um contêiner a partir desta imagem usando seu ID:
Visite o endereço http://localhost:8080 e você verá que a página que criamos está no ar. Agora temos uma imagem compilada e um container em execução.
RESUMO
Neste artigo, explicamos a diferença entre uma Imagem Docker e um Container, fizemos também a criação de uma imagem do apache e a executamos. Infelizmente, isso é apenas o básico: há cursos, livros e exames de certificação inteiros que abordam Dockers (e contêineres em geral) com mais detalhes.
FONTES
https://docs.docker.com/engine/reference/commandline/images/
https://docs.docker.com/engine/
https://docs.docker.com/get-started/
https://github.com/containers/image
https://cultivatehq.com/posts/docker/