Teste de integração – tudo o que você precisa saber para começar!
13 de outubro de 2021Conheça as vantagens da atualização para o PostgreSQL 14
22 de outubro de 2021O que é o Rancher
É uma plataforma opensource para orquestração de containers e gerenciamento de clusters, entre eles o Docker e o Kubernetes, assim como efetuar deploy de apps. O deploy pode ser local ou na nuvem (Digital Ocean, AWS entre outros).
Principais componentes do Rancher
Administraçāo via UI (User Interface)
Orquestre e gerencie todos seus clusters kubernetes e docker por uma interface web intuitiva.
Ambientes segmentados
Crie projetos e ambientes para seus serviços com apenas alguns cliques.
Catálogo
O Rancher possui um catálogo (uma espécie de lojinha) que contém inúmeras ferramentas prontas em containers para serem instaladas no seu ambiente de maneira rápida, como por exemplo: WordPress, Github, ELK, Grafana, Redis, RabbitMQ, MariaDB, MongoDB, entre outras.
Autenticaçāo
O Rancher permite a conexão de várias ferramentas de controle de acesso de usuários, tais como: Windows AD, Azure AD, GitHub, Ping, Keycloak, AD FS, Okta, FreelPA, OpenLDAP e Google. Também é possível utilizar o próprio Rancher e atribuir papéis e regras a grupos e usuários, seja provindos de um servidor de diretório ou usuário criado localmente.
Seleçāo de orquestradores
Ao criar um ambiente no Rancher, você pode selecionar qual orquestrador o Rancher deverá utilizar, podendo ser o Kubernetes, Mesos, Docker Swarm ou o Cattle.
Criaçāo de infraestruturas híbridas
O Rancher permite a adição de hosts a seus clusters, não importando se estão executando na nuvem ou localmente, proporcionando assim uma infraestrutura híbrida.
Serviços
Um serviço pode ser 1 ou vários containeres no Rancher.
Acesso ao container pela interface gráfica
O Rancher permite de forma fácil, o acesso aos containers por meio de sua interface de administração web, além de permitir a verificação de logs do container através de seu log view dentro de cada pod.
Integração com prometheus e grafana
Tenha vários dashboards e gráficos propiciados pelo grafana e o monitoramento pelo prometheus do seu ambiente de container com a fácil integração deles com o Rancher.
O Rancher da versão 2.6
Sabe-se que o Rancher foi adquirido pela grande Suse em dezembro de 2020, desta forma, o Suse Rancher 2.6 é o seu primeiro grande lançamento desde então.
O Suse Rancher 2.6 apresenta atualizações importantes em toda a plataforma que ajudarão os clientes corporativos a melhor gerenciar seus ambientes Kubernetes em crescimento. Os aprimoramentos incluem uma experiência de plataforma reprojetada completa com uma nova interface de usuário nítida com fluxos aprimorados de trabalho baseados em lógica, gerenciamento de ciclo de vida completo de clusters Kubernetes hospedados no Microsoft AKS e Google GKE, com os recursos existentes do Amazon EKS, além de novos recursos de segurança, risco e conformidade.
Segundo informações, a nova versão oferece economia de tempo e recursos com a simplificação das implementações do Kubernetes dos usuários e do gerenciamento de seus clusters. Profissionais que constroem ou gerenciam ambientes em crescimento agora têm acesso a uma nova interface de usuário nítida e fluxos de trabalho reprojetados em toda a plataforma. Essa redução de ruído visual, painéis reprojetados e experiência aprimorada de gerenciamento de cluster único e múltiplo em um único painel permite que os usuários economizem tempo e recursos necessários para gerenciar os requisitos operacionais dos clusters, independentemente de onde estejam hospedados.
Falando de infraestruturas híbridas, os clusters hospedados existentes também podem ser importados e gerenciados com o mesmo nível de proficiênciar, oferecendo aos usuários verdadeira interoperabilidade em seus ambientes de várias Nuvens, capacitando-os a escolher livremente a infraestrutura certa e as soluções de tecnologia adequadas para sua organização. A Suse continua a acelerar as parcerias de tecnologia com os principais provedores de infraestrutura na busca de ajudar as empresas a escalar mais rapidamente.
Outra vantagem é a maior confiança para criar aplicativos e ambientes de escala, com segurança corporativa reforçada e recursos de conformidade. Para ajudar os usuários a fortalecer seus ambientes de cluster existentes e novos, o Suse Rancher 2.6 começou a integração com o Suse Linux Enterprise Base Container Images (SLE BCI) para fornecer uma base gratuita, aberta, flexível e segura.
O Rancher 2.6 agora também apresenta rastreabilidade aprimorada de registros de auditoria para ajudar os operadores a atender aos requisitos de conformidade de auditoria. Uma prévia técnica do provisionamento GitOps com Cluster API também está disponível para dar aos operadores de TI a capacidade de criar modelos de cluster personalizados e ajudar a reduzir o risco de erro do usuário e padronizar as implementações.
O Rancher auxilia os profissionais de TI a enfrentar os desafios operacionais e de segurança do gerenciamento de clusters Kubernetes certificados no Data Center, na Nuvem e na Borda. Ele também fornece às equipes de DevOps ferramentas integradas para criar e executar cargas de trabalho em contêineres em escala.
A Tecnisys e o Rancher
A Tecnisys é parceira Suse há mais de 3 anos, essa parceria tem garantido diversas vantagens aos nossos clientes, tais como suporte em português, profissionais certificados nos produtos Suse, treinamentos oficiais entre outros.
Com o Rancher não seria diferente. Implantamos, configuramos, garantimos o suporte ao produto e realizamos todo o processo de repasse de conhecimento por meio de treinamentos aos nossos clientes.
Fontes:
textos adaptados de:
https://medium.com/sysadminas/introdu%C3%A7%C4%81o-ao-rancher-863366d8271f