A Tecnisys é patrocinadora de mais uma edição do PGBR – Conferência Brasileira de PostgreSQL
14 de setembro de 2017SUSE reforça importância das alianças para o mercado open source
29 de setembro de 2017No papel de CIO a frase “precisamos de outro aplicativo” é uma declaração que pode fazer você estremecer. Em uma recente pesquisa global com mais de 1.000 empresas, quase dois terços dos entrevistados (63%) indicaram que seus negócios negligenciam as implicações e a profundidade das mudanças de sistemas necessárias ao tentar criar serviços novos e com atraente experiências de usuários. Então, para os CIOs de hoje, qual é a expectativa da área de negócios para a sua resposta?
Infelizmente, contra um pano de fundo de recursos limitados e demandas cada vez maiores de todo o negócio, há vários desafios que os CIOs podem esperar enfrentar durante a transformação digital. Encontrar uma maneira de superar esses desafios é vital para o sucesso como CIO e principalmente para o futuro do negócio.
Estas são as três razões mais comuns pelas quais os líderes de TI estão atualmente lutando com a transformação digital:
1 – Ritmo: Queremos tudo e queremos isso agora!
Imagine isso: uma decisão foi tomada para modernizar a sua infra-estrutura de TI existente e a pressão é para fazê-lo é rapidamente. A Direção está exigindo resultados rápidos, mas sua capacidade de entregar as mudanças um ritmo rápido é dificultada por sistemas legados os quais você tentou entender o negócio por meses. Normalmente, essa tecnologia é poderosa, mas obsoleta, e não foi construída para facilitar mudanças rápidas, então é necessário repensar todo o plano arquitetônico da TI para possibilitar a agilidade.
Você sabe que as tecnologias leves que impulsionam a mudança e evitam a necessidade de implementações em larga escala devem ser o primeiro passo desta etapa. Então, o truque é demonstrar por que os objetivos organizacionais devem ser o foco na criação do impulso inicial, fornecendo resultados rápidos através de produtos mínimos e viáveis mínimos onde você pode fazer várias iterações rapidamente. E explicando que é possível falhar. Claro, essa mentalidade só produzirá resultados se todas as partes interessadas entenderem que o “tempo para o digital” é diferente dos prazos habituais de entrega.
2 – Simplificação: Conectando sistemas legados.
Muitas das tecnologias que as empresas usam são muito rígidas e acabam adaptando o seu modelo de negócios para a tecnologia dos sistemas legados e não o contrário, como deveria ser. Tenho certeza que você viu isso acontecer muitas vezes. A empresa opera essencialmente como uma organização repleta de silos que se esforçam para colaborar efetivamente. O desafio para você e sua equipe é que você agora tem que simplificar esses vários e diferentes sistemas para atender melhor os clientes, mas eles não possuem as ferramentas para conectá-los.
A tecnologia pode ser um catalisador para a grande parte das mudanças internas necessárias para ajudar as empresas a serem mais receptivas. E é aí que as tecnologias da plataforma digital podem ajudar. As plataformas de automação de processos digitais permitem que as organizações implementem uma “camada” de processos que seja ágil e rápido para implantar em torno de sistemas legados. Esta camada reúne sistemas desconectados, consolida dados fragmentados e capacita os funcionários com sistemas e informações conectados para atender melhor os clientes. A capacidade de entregar a informação certa no momento certo aos funcionários é a maneira de criar uma experiência superior do cliente e uma grande vantagem competitiva.
3 – Inovação: Experimentar e iterar.
O imperativo na transformação digital exige que você se liberte do pensamento tradicional e renuncie aos métodos de desenvolvimento que não complementam uma rápida experimentação. Com a tecnologia certa, uma mudança cultural será iminente. As plataformas de tecnologia ágil capacitam o negócio a ser mais receptivo aos clientes, a entregar os produtos mais rapidamente para o mercado e a oferecer uma experiência aprimorada ao cliente.
Para que os programas de transformação digital sejam bem-sucedidos, eles precisam ser construídos sobre uma experimentação ágil. Trata-se de fornecer ferramentas para que as pessoas criem soluções digitais mais rapidamente, ao mesmo tempo em que garantam que essas soluções possam falar umas com as outras e reutilizar elementos de inovação. Fazer com que essa inovação seja rapidamente repetida é um componente central de cada estratégia de transformação digital.
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Este artigo é uma tradução livre do texto publicado por Tim Burtn, no link: http://blog.bizagi.com/2017/08/21/3-reasons-cios-wrestle-digital-transformation/